R. José Soares Sobrinho, 119 - Sala 912 - Jatiúca, Maceió - AL, 57036-640 contato@consultoriagpe.com.br

Endereço:

  • R. José Soares Sobrinho, 119 - Sala 912 - Jatiúca, Maceió - AL, 57036-640
  • contato@consultoriagpe.com.br
  • (82) 98122-5687
  • (82) 3235-3740

@consultoriagpe

GPE nas redes

Atitudes sustentáveis no âmbito empresarial

Atitudes sustentáveis no âmbito empresarial

De acordo com a autora Paula Harraca, em seu livro O poder transformador do ESG - Como alinhar lucro e propósito, “o ESG consiste em pautas que agrupam preocupações ambientais, sociais e de governança, estabelecendo pilares para definir a sustentabilidade empresarial. São as bases de uma organização para que sua atuação possa de fato ser sustentável”.

Além de ser importante para a preservação do meio ambiente e bem-estar das pessoas, a sustentabilidade também é uma característica fundamental para as empresas de hoje. Cada vez mais, os consumidores estão preocupados com o impacto ambiental e social das empresas e buscam marcas que sejam responsáveis e comprometidas com a sustentabilidade.

Por isso, investir em práticas sustentáveis pode trazer benefícios para a imagem e reputação da sua empresa, além de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. E não é só isso! A sustentabilidade também pode ser uma fonte de inovação e oportunidades de negócio, abrindo novos mercados e possibilitando o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

 

Confira 5 atitudes adotadas no ambiente empresarial no quesito sustentabilidade:

  • Investimento em energias renováveis: muitas empresas estão investindo em fontes de energia renovável, como solar, eólica e hidrelétrica, para reduzir sua pegada de carbono e se tornar mais sustentáveis.

 

  • Redução de emissões de gases de efeito estufa: as empresas estão buscando reduzir suas emissões de gases de efeito estufa através da adoção de tecnologias mais eficientes, como sistemas de iluminação LED e veículos elétricos.

 

  • Uso de materiais reciclados e orgânicos: muitas empresas estão adotando materiais reciclados e orgânicos em seus produtos e embalagens, reduzindo o impacto ambiental e incentivando a economia circular.

 

  • Fomento à diversidade e inclusão: empresas sustentáveis também se preocupam com a diversidade e inclusão, criando ambientes de trabalho mais justos e igualitários, que valorizam a colaboração e a criatividade.

 

  • Responsabilidade social: empresas sustentáveis também se preocupam com o impacto social de suas atividades, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atuam. Isso pode incluir ações como programas de voluntariado, doações para instituições de caridade e projetos sociais.
     

Lembre-se: adotar práticas sustentáveis é uma jornada contínua que exige comprometimento e engajamento de todos na empresa. Então, se você quer garantir o sucesso da sua empresa no longo prazo, comece a pensar em como pode integrar a sustentabilidade nas suas práticas e estratégias.
E lembre-se: cada pequena ação conta!

 
Compartilhe: