Em tempos de pandemia um tema que tem sido recorrente nas organizações e o engajamento, por que:
- A crise exige alinhamento das ações na busca de melhores resultados
- Maior entrosamento das equipes otimizando recursos e identificando melhores estratégias de desenvolvimento
- Proximidade com os clientes identificando soluções para os desafios
- Cocriarão no processo de inovação de modelo de negócios e de produtos - serviços
- Só pessoas alinhadas e identificadas com a cultura da empresa estarão exercitando os valores empresariais sobretudo em momentos de crise.
Ter um propósito claro (missão da empresa) valores compartilhados e uma atuação solidaria (cooperação e sustentabilidade) potencializa resultados das equipes pelo engajamento.
MODELO DE ENGAJAMENTO INTEGRAL
Conforme Rogerio Cher, autor do livro Engajamento Editora Alta Books, o modelo de engajamento integral pode ser desdobrado em:
CONVERGÊNCIA - alinhamento de identidade de valores
AUTENTICIDADE - alinhamento pessoal, propósito de vida
COERÊNCIA - alinhamento de ação com o planejamento estratégico
INTEGRIDADE - alinhamento estrutural, cultura e trabalho
ADERÊNCIA - alinhamento de percepção, maneira como pensamos e sentimos, com o quanto impactamos
CONSISTÊNCIA - alinhamento da intenção da liderança reflete os valores e o propósito nas suas ações