Blog

Reinventar-se!

Reinventar-se!

Quando os dias parecem se repetir de forma muito igual, está na hora de refletir sobre este momento na vida profissional, pessoal, familiar e de cidadão.

O novo momento em transição está aí a exigir uma atitude que vá além da reflexão para a inflexão:

 

  • O que rever das práticas empresariais – a transformação digital que estava prevista em algumas empresas para 12 meses terá que ser acelerada para 1 mês. O estilo de liderar a distância, em construção, será implementado com planejamento situacional de curto prazo. É necessário rever e construir novos modelos de negócio, produtos e serviços e práticas sustentáveis e solidárias.
  • O que rever dos relacionamentos com os clientes – implantação dos canais virtuais, e redes sociais para criar proximidade, dar soluções para os clientes e fazer negócios.
  • O que rever dos aspectos de saúde e segurança do trabalho – implantar e assegurar o cumprimento de novos protocolos, disponibilidade de EPIs  e equilíbrio nos relacionamentos internos com produtividade, preservando a saúde mental. É necessário reforçar o sentido do trabalho em equipe e apoio aos integrantes.
  • O que rever dos aspectos pessoais – reforçar o sentido de propósito e missão alinhados com a organização. Reforçar a espiritualidade, inteligência emocional, agregar valor na comunidade com a entrega de produtos e serviços  com responsabilidade social.

Desenvolver novas competências e comportamentos que contribuam para a construção do novo amanhã, que já é hoje.

 

  • O que rever dos aspectos familiares – reaprender a conviver e redescobrir as diferenças individuais que contribuem e fortalecem os vínculos positivos entre os familiares com ajuda mútua, companheirismo e respeito.

 

Reinventar-se sem perder a essência – este é o grande desafio!

Crédito: Aldo Novaes